É difícil avaliar qual filme ocupa o topo da filmografia dos Irmãos Coen, mas Ajuste Final certamente pode ser considerado um concorrente de peso para a posição. Não só pelo roteiro de alta qualidade, coisa mais que esperada nos filmes dos irmãos, mas também pelo esmero na reconstituição dos sangrentos anos 30 e a bela fotografia, bastante coerente com o gênero film noir. E como se não bastasse, o filme está recheado de grandes atuações, desde o veterano Albert Finney até atores de qualidade duvidosa, como Gabriel Byrne e atores pouco conhecidos, como Jon Polito.A força está no roteiro, mesmo que tudo mais funcione bem no filme. A história do sabichão Tom Reagan, que num mundo cercado de armas e violência, consegue resolver todos os problemas quase sempre usando apenas o cérebro, é extremamente inteligente e complexa, sem confundir ou deixar nem um ângulo obscuro. O personagem de Gabriel Byrne usa de muito sangue-frio e brains para virar a maré a seu favor e só faz uso da violência quando encontra um ardiloso John Torturro, antagonista de peso para seu cérebro. Curioso observar quantas vezes Byrne leva uma surra neste filme. Apanha de praticamente todo mundo, inclusive seu eventual caso, uma Marcia Gay Harden bem forte e fatale como requer o mais puro dos filmes do gênero Noir. Destaque para Albert Finney como um chefe claudicante e Jon Polito como um ex-cappo que se atrapalha todo quando tem o poder nas mãos.A montagem do filme é as vezes seca as vezes sutil, quase sempre nos levando de uma cena para outra com planos ousados. A fotografia é perfeita para o gênero, Barry Sonnefeld faz um brilhante trabalho usando sobretudo os chapéus dos personagens para criar sombras e ressaltar o momento pelo qual passam os personagens. Uma música marcante completa a obra que é quase sempre esquecida quando se lista a filmografia dos Irmãos Coen. http://fredalme.multiply.com/reviews/item/27
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