quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gandhi


Sir Ben Kingsley estrela como Mohandas Ghandi nesta fascinante biografia de Richard Attenborough sobre o homem que subiu de simples advogado a símbolo mundial de paz e tolerância. Uma obra-prima imprescindível, GANDHI é uma história intrigante sobre ativismo, política, tolerância religiosa e liberdade. Mas no centro de tudo isso, está um homem extraordinárioque lutou por uma existência pacífica e libertou uma nação. Vencedor de 8 Oscar® incluindo melhor filme, melhor diretor (Richard Attenborough) e melhor ator (Sir Ben Kingsley), o aclamado elenco de GANDHI ainda inclui Candice Bergen, Edward Fox, Sir John Gielgud, Roshan Seth e Martin Sheen.
O filme mostra muito bem o tempo de Ghandhi na India, personagem que marcou o mundo com sua politica da não violencia e da resistencia pacifica tão em falta nestes dias, Ghandhi transforma todo o poderio inglês em pó, como ele próprio afirma, não podemos conseguir nossa luta no campo que o inimigo é mais forte, a Inglaterra é como os Eua de hoje para terem idéia, Ghandhi que Leu o livro resistencia Civil passa muito no filme que entendeu e que pela primeira vez aplicou em larga escala esta idéia e como se provou foi eficiente, conseguindo a independencia indiana.
O filme, de três horas de duração, é espetacular. A história - que até o momento eu não sabia se era com "h" ou com "e", é simplemente fantástica, a direção faz do filme um buraco negro para sua atenção e a atuação do protagonista Ben Kingsley, no papel de Gandhi, é incrivelmente real.Após assistir fui direto à internet para descobrir se o filme retratou a história com fidelidade ou se ouveram alterações nos fatos, e fiquei muito feliz ao saber que é totalmente veridica, no nível dos detalhes.Pesquisando um pouco mais descobri que o diretor, Richard Attenborough, fez um enorme trabalho de pesquisa. Ele passou um tempo na Índia, inclusive conheceu a família e companheiros do Gandhi. Um fato interessante: o filme levou mais de 20 anos para ser concluído, devido principalmente a problemas financeiros - o filme foi totalmente executado sem dinheiro da indústria cinematográfica.
É impossível não se sensibilizar ao ver “Gandhi” (1982). Dirigido por Richard Attenborough, o filme traz a cinebriografia de um dos homens mais sensacionais de toda a história: Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido popularmente como Mahatma Gandhi, interpretado brilhantemente por Ben Kingsley, atuação que lhe rendeu o Oscar. Vale ressaltar também a semelhança física espantosa do ator com o personagem real e a ótima fotografia do filme.
“Gandhi” mostra a trajetória do advogado indiano desde sua atuação contra a opressão do império britânico para com o povo hindu na África do Sul até seu retorno à Índia, guiando o povo para a independência de seu país pregando a revolução não-violenta, enaltecendo assim toda a serenidade e sabedoria capazes de unir muçulmanos, hindus e cristãos e que, ao mesmo tempo, encontram-se tão ausentes em nossos dias.
O filme conquistou 8 Oscars (Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Filme, Roteiro Original, Direção de Arte, Fotografia, Figurino e Edição) e foi indicado para outras 3 categorias (Som, Maquiagem e Trilha Sonora), deixando os estúdios que não se interessaram em produzí-lo de cara no chão. Apesar de longo (188 minutos) “Gandhi” é envolvente do princípio ao fim, figurando, sem dúvida, entre os maiores espetáculos já vistos no cinema.
“Olho por olho, e o mundo acabará cego”. (Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário