
Sinopse: Ambientado na Inglaterra de anos 1960 e 1970, o filme mostra a trajetória do lendário técnico de futebol Brian Clough, que manteve-se apenas 44 dias à frente da equipe britânica campeã naquele momento, o Leeds United.
Sem notícias a respeito de um possível lançamento no Brasil, tive que recorrer a meios ‘escusos‘ para poder conferir o tão bem falado “The Damned United“. Bons filmes sobre futebol são raros, e aqui temos um exemplo de uma ótima pedida tanto para os amantes do esporte quanto para os que gostam de assistir a um bom drama.
O filme conta a história do técnico de futebol Brian Clough (Michael Sheen, Lua Nova, Anjos da Noite – A Rebelião) que mesmo conseguindo a incrível façanha de permancer apenas 44 dias à frente do Leeds United (melhor time britânico da época), devido a seus incríveis feitos com outros times de menor porte, é tido até hoje como o melhor técnico que a seleção inglesa já teve.
A atuação de Michael Sheen como o temparamental e arrogante Brian Clough é excelente. Não menos comovente é a atuação de Timothy Spall (o Peter Pettigrew de Harry Potter) que faz o auxiliar técnico Peter Taylor. O restante do elenco conta ainda com alguns nomes conhecidos e também boas atuações.
Para os desavisados parece até fantasia a forma como ele conseguiu pegar times inexpressivos na época (alguns na verdade depois de sua saída continuam inexpressivos até hoje) e transformar em grandes campeões, subindo de divisão, ganhando a liga da primeirona e tudo mais, só que incrivelmente não é. Trata-se de um filme muito bom, que vale tanto pela bonita amizade entre os protagonistas quanto pela história em si. Para quem gosta de futebol estão vale muito à pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário